Mais um vídeo de como fazer o auto exame testicular (fora o fato de ver a delícia do boy)
Assim como as mulheres devem ter todo o cuidado e atenção com suas mamas a fim de identificar qualquer alterações, nós homens devemos também ter tal comportamento com nossos queridos testiculos.
Como metodo de prevenção, o auto exame testicular não é difundido como são outros metodos de prevenção ao Câncer.
Os tumores de testículos são tumores raros e ocorrem em 2-3 indivíduos para cada 100 mil homens. Sua maior incidência se encontra nos adultos jovens dos 15 aos 35 anos, que é a fase da maior atividade sexual.
- aumento no tamanho dos testículos;
- enrijecimento dos testículos;
- sensação de peso do testículo;
- dor ou desconforto no testículo ou na bolsa escrotal;
- nódulos indolores
Noutras situações - cerca de 10% dos casos- o tumor pode ter uma hemorragia interna, gerando um quadro agudo que pode ser confundido com outras inflamações benignas do testículo (por exemplo, orquite). Em 15% dos casos, já existem metástases e os sintomas surgirão, como:
- tosse ou dispneia (pulmão);
- dores nas costas (retroperitônio);
- edema de membros inferiores (envolvimento da veia cava) e outros
Mas como identificar tais possíveis alterações? Como fazer esse autoexame?
O autoexame testicular procede da seguinte maneira:
- É melhor tomar ducha ou banho de água quente primeiro, uma vez que o calor irá relaxar o escroto, tornando assim o exame mais fácil.
- Ficar em frente ao espelho ajudará a detectar algum possível aumento do escroto.
- Cada testículo é examinado separadamente, de forma mais prática, com ambas as mãos. O indicador e o dedo médio são colocados por baixo do testículo e o polegar no topo. É então possível rodar o testículo gentilmente para trás e para diante enquanto o polegar sente a superfície suave.
- O polegar pode também localizar facilmente o epidídimo, ou seja, o tubo colector de esperma que se situa no topo de cada testículo. A sua forma bem definida pode facilmente ser sentida, e não deve ser confundida com um aumento anormal. Crescimentos ou massas suspeitas normalmente situam-se lateralmente ou à frente do testículo. Eles podem ser pequenos, (do tamanho de uma ervilha), ou notavelmente grandes.
Veja abaixo em vídeo como é feito o exame:
Ocorrendo a identificação de qualquer alteração, deve-se procurar um urologista .A única maneira correta de se diagnosticar um câncer é com um exame patológico. Em caso de diagnóstico positivo, o tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível.
Não há estudos comprovando que fazer esses exames rotineiramente diminui a mortalidade por esse tipo de tumor, principalmente, porque esses tumores são na sua maioria diagnosticados na sua fase inicial. Porém, como o tratamento é mais longo, quanto mais avançada está a doença (ou seja, é mais difícil de eliminá-la) e maior é a mortalidade dos pacientes diagnosticados com estágios mais avançados desse tipo de tumor, é razoável se imaginar que uma investigação precoce e rotineira diminuiria as doenças associadas ao tratamento e as mortes decorrentes dessas doenças e do próprio câncer diminuiriam.
Vale a pena termos este cuidado e criar este hábito em nossas vidas. Podemos não impedir o aparecimento de tumores em nossos testiculos mas podemos ajudar bastante o tratamento identificando logo no início do surgimento de tais tumores, se acontecer.
Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?436
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3971&ReturnCatID=1572
http://www2.hu-berlin.de/sexology/ECP3/html/testicular_self-examination.html
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?125
Pra você que eu sei que gosta de homem barbado, achei esse vídeo aqui!
ResponderExcluirhttp://lekessafados.blogspot.com/2011/06/cam.html
Espero que goste!
Cara!!! PARABÉNS. Este é o pouco espaço que a gente tem... Digo, é muito fácil ver boceta na TV, mas MACHO que é bom não tem!!! Parabéns por este Post sobre Auto-exame testicular. Muitos homens são burros e precisam se conscientizar. Não tem nada melhor do que juntar o ÚTIL ao AGRADÁVEL. To curtindo muito esse Blog. NINGUÉM AGRADECE. Então faço eu PORRA!
ResponderExcluirParabéns por divulgar esta informação!!!!!São poucos os homens que sabem que é preciso fazer o auto-exame, e estes poucos não espalham por isso ser um tabu ou por vergonha!!O Blog tá de parabéns!!!!
ResponderExcluir